Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão debate medidas para mitigar prejuízos do setor de suinocultura

"A crise da suinocultura brasileira também afeta o faturamento das cooperativas e agroindústrias", diz a deputada federal Aline Sleutjes

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (5) para discutir sobre as medidas para mitigar os prejuízos financeiros da suinocultura nacional.

O debate foi solicitado pela deputada Aline Sleutjes (Pros-PR). De acordo com ela, a alta dos grãos e o dólar elevado têm impactado de forma significativa os custos da atividade, que tem a grande maioria dos insumos balizados pelo preço da moeda norte-americana.

“A crise da suinocultura brasileira também afeta o faturamento das cooperativas e agroindústrias” — Aline Sleutjes

“Com os prejuízos acumulados, muitos produtores têm reduzido o rebanho ou abandonado a atividade, movimento que faz com que haja aumento repentino da oferta de carne suína no mercado, o que impede a elevação dos preços para o mercado final”, disse a deputada. “A crise da suinocultura brasileira também afeta o faturamento das cooperativas e agroindústrias que são abastecidas pelos animais criados por seus produtores integrados”, acrescentou.

Debate sobre a suinocultura

Foram convidados para a audiência pública:

  • O coordenador-geral de Culturas Perenes e Pecuária da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Antonio Fagundes Salomão;
  • O chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia, Rogério Boueri;
  • O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin;
  • O conselheiro de Mercado da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) Valdecir Folador;
  • O presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Marcelo Valles Bento.

A audiência pública teve início às 10h, no plenário 6 da Câmara dos Deputados.

Sair da versão mobile