Após dois anos sem edição presencial, a 87ª edição da ExpoZebu, em Uberaba, Minas Gerais, movimentou mais de R$ 350 milhões.
De acordo com a organização, apenas em leilões foram movimentados mais de R$ 105 milhões, o que representa um aumento de 70% em relação ao ano passado e mais do que o dobro do que foi registrado na última exposição presencial, em 2019.
O faturamento apresentado ainda não contabilizada o resultado dos 10 shoppings de animais da grade oficial, que serão divulgados nos próximos dias.
“Estamos muito felizes e gratos a todos os envolvidos: expositores, associados, diretores, colaboradores, apoiadores e patrocinadores. É um resultado extraordinário, que comprova a credibilidade da ABCZ e a consagração da ExpoZebu. Tivemos um retorno extremamente positivo de todos que investiram, o que faz crescer ainda mais a confiabilidade do mercado em nossos próximos eventos”, comemorou o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
Realizada no Parque Fernando Costa, sede da ABCZ, em Uberaba, a 87ª edição da ExpoZebu recebeu mais de 430 mil pessoas em dez dias de evento. O público foi 48% superior ao da última edição presencial.
Ao todo, foram apresentados 2.200 animais, volume 15% maior do que na comparação com 2019.
Na pista, a grande novidade foi a mudança na modalidade dos julgamentos, que passaram a ser com 3 jurados, indicados pelos produtores.
A programação da maior feira de zebuínos do mundo teve ainda encontros técnicos, entrega do Mérito ABCZ, Dias de Campo e ABCZ Equishow na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, encontro ABCZ Jovem e programação internacional com os associados do Brazilian Cattle.
Recordes
A produção leiteira do zebu também esteve à prova, em um campeonato maior em todos os sentidos.
O concurso leiteiro terminou com um novo recorde, com um exemplar da raça gir superando com 80,150 kg de produção o recorde de 65,88 kg de 2019.
Lançamentos e inaugurações
Uma série de investimentos no parque foi inaugurada, incluindo o prédio da ABCZ Mulher e uma grande reforma na sede da ABCZ.
A lista inclui ainda a ABCZ Cozinha, sendo o espaço idealizado unindo as duas funcionalidades (cozinha + estúdio de televisão); o novo paisagismo do Parque Fernando Costa; o Memorial do Zebu, elevado na rotatória em frente ao Parque Fernando Costa; a pedra fundamental do novo Museu do Zebu; a reinauguração da ABCZ TV, que homenageará o jornalista Luiz Crosara, que passa a dar nome ao estúdio principal do prédio; e os estandes das associações promocionais das raças indubrasil e sindi.
Inaugurações que também movimentaram a Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, incluindo o Centro Tecnológico Rivaldo Machado Borges e novas estruturas como estacionamento e o sistema de iluminação da pista de provas equestres. Ainda na fazenda foi descerrada a placa em reconhecimento aos participantes do programa Zebu: Carne de Qualidade.