A ação policial que resultou na prisão de um homem suspeito pelo furto de 110 cabeças de gado nelore, a suspensão pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de nove linhas para financiamento e crédito rural e a decisão de um grupo em invadir — inicialmente — oito fazendas em pleno período de Carnaval. Essas três notícias despertaram o interesse do público e, assim, foram as mais lidas de fevereiro no site do Canal Rural.
+ Confira as últimas notícias do site do Canal Rural
No topo do ranking esteve a informação divulgada pela Polícia Civil de Minas Gerais, de que uma tentativa de furto de 110 cabeças de gado nelore — avaliados em cerca de R$ 600 mil — numa fazenda na zona rural de Perdizinha, região do Alto Paranaíba, não acabou bem para ao menos um dos criminosos. De acordo com a corporação, o crime não deu certo porque o caminhão usado pelo grupo atolou. O dono do veículo admitiu participação e foi detido. Na sequência, outros dois suspeitos acabaram presos.
A segunda colocada na lista de mais lidas em canalrural.com.br em fevereiro foi o registro de que, por esgotamento de recursos, o BNDES suspendeu temporariamente nove linhas de financiamento e crédito rural. O Programa nacional de apoio ao médio produtor rural (Pronamp) e o Programa para construção e ampliação de armazéns (PCA) foram alguns dos pontos afetados pela suspensão que, detalhe, ocorreu menos de uma semana após o anúncio da retomada das linhas.
O conteúdo referente à deflagração do chamado “Carnaval Vermelho”, série de invasões de terra promovida pela Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade (FNL), ficou na terceira posição das maiores audiências do mês passado. Inicialmente, o grupo reivindicou a invasão de 10 propriedades rurais espalhadas por três estados: Mato Grosso do Sul (1), Paraná (1) e São Paulo (8). Área mais afetada pelo movimento, o interior paulista teve sete fazendas invadidas.
Furto de 110 cabeças de gado nelore, BNDES, invasões de terra e mais
O top five dos conteúdos mais lidos no site do Canal Rural em fevereiro conta, ainda, com as notícias referentes ao fato de projeto liderado pela Petrobras ter encontrados mais de 30 mil animais mortos pelas praias do país no decorrer de 2022 e a nota oficial da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) cobrando ação por parte do governo federal contra a retomada de invasões de terra pelo Brasil. “[A] Abag repudia todo e qualquer ato de invasão a propriedades, públicas ou privadas, destinadas à produção agroindustrial”, afirmou a entidade.
A seguir, confira — ou relembre — os cinco conteúdos que mais chamaram a atenção do público do Canal Rural na internet:
5 — Clamor por ação contra invasores
Abag clama pela intervenção do governo contra invasões de terra
4 — Milhares de animais mortos nas praias brasileiras
Mais de 30 mil animais mortos são encontrados por projeto da Petrobras
3 — Leva de invasões de propriedades
Grupo reivindica invasões de 8 fazendas espalhadas pelo Brasil
2 — Crédito rural paralisado
1 — Prisão de ladrão de gado
Polícia prende suspeito por furto de 110 cabeças de gado nelore
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.