Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) flagraram uma situação inusitada durante barreira volante na rodovia MT-100, no município de Cocalinho (MT), na divisa com o estado de Goiás. Um motorista estava transportando três bezerros de 5 a 12 meses no porta-malas de um carro de passeio.
A abordagem ocorreu próximo ao posto abandonado Itacaiu, por volta das 14 horas de quarta-feira (30) e o motorista foi multado.
- Portaria do Mapa estabelece normas para pesca de camarão
- Carne suína: melhoramento genético gera mais rentabilidade ao produtor
“Na nossa região nunca houve uma situação dessas. Além de não portar nenhum documento sanitário, o tipo de veículo transportado dos animais não é adequado”, comentou o fiscal do Indea Ricardo Gonçalves.
Além de ser multado em R$ 954,45, pela falta da Guia de Transporte Animal (GTA), o motorista teve que retornar com os animais à propriedade de onde trouxe os bezerros.
O homem contou aos fiscais que os animais eram de um arrendamento dele em uma propriedade em Cocalinho. Como o contrato foi findado e ele não conseguiu vender os animais, levou-os para uma chácara de propriedade da esposa, em Goiás. Os bezerros seriam transportados no porta-malas por mais 190 quilômetros.
O fiscal Gonçalves disse ter orientado o motorista a utilizar um veículo apropriado para transportar os animais, pois ele poderia responder criminalmente por maus-tratos.