A quebra na produção de milho tem afetado muitos suinocultores no sul do país, como destacou nesta semana pelo Canal Rural. Mas o setor da avicultura também vem sentindo os efeitos da produção e do preço do cereal, que, mesmo com recuo, ainda está em patamar elevado.
+ Queda de energia provoca morte de 100 mil frangos na Bahia
Diante desse cenário, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asvag), José Eduardo do Santos, falou sobre os desafios do setor ao ser entrevistado pelo Canal Rural. Ele participou da edição desta quarta-feira (8) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.
Entre outros fatores, Santos reforçou que o milho é base da ração para frango. Dessa forma, a manutenção do preço elevado do cereal impacta diretamente nos custos do produtor rural. “As margens estão bem curtas”, observou o dirigente da Asvag ao conversar com a jornalista e apresentadora Flávia Macedo.
Exportação de milho preocupa a Asvag
![milho na mão do agricultor após colheita milho na mão do agricultor após colheita](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/wp-content/uploads/51323651932_2639be0bdc_c-1-640x427.jpg)
Na entrevista ao Canal Rural, José Eduardo do Santos disse, além disso, que está em “alerta” por causa do aumento das exportações de milho. De acordo com ele, os embarques para o exterior pode afetar na oferta do milho, por exemplo, para as cadeias produtoras do Brasil — como é o caso da própria avicultura. “Não se tem nenhuma política que garanta a estabilidade do suprimento para quem produz, você fica numa situação de alerta.”
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.