O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), anunciou que vai retomar as compras de carne bovina e suína de 12 frigoríficos brasileiros a partir desta quinta-feira, 25. Do total de unidades, três são de carne bovina e outras nove que atuam na produção de carne suína.
A decisão foi tomada após as negociações realizadas na semana passada entre o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), Sergey Dankvert, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Em comunicado, o serviço de vigilância sanitária da Rússia disse que a decisão de reabilitar os frigoríficos levou em consideração o trabalho realizado pelo Mapa destinado ao cumprimento dos requisitos da Federação Russa e as garantias que foram apresentadas pelo órgão competente brasileiro.
As restrições temporárias às importações de carne bovina, suína e miudezas bovinas e suínas provenientes do Brasil foram impostas pelo Rosselkhoznadzor no final de 2017, após autoridades russas alegaram que indústrias brasileiras estavam utilizando aditivo ractopamina na alimentação de bovinos e suínos.
Em seu perfil no Twitter, a ministra Tereza Cristina comemorou a decisão e disse que decisão representa uma ‘ótima notícia para a agropecuária brasileira’.
Já estamos colhendo os frutos da nossa missão oficial à Rússia. O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) retomará as compras de carne bovina e suína de 12 frigoríficos brasileiros (3 bovinos e 9 suínos). ➡️https://t.co/EH9JxwQYLA pic.twitter.com/ajiQsGB45z
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) November 23, 2021