Tereza Cristina publicou em sua conta no Twitter que “passou o bastão” do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ao até então secretário-executivo da pasta, Marcos Montes.
Ambos participam da solenidade de posse e despedida de diversos ministros do governo de Jair Bolsonaro, que acontece na manhã desta quinta-feira (31) no Palácio do Planalto, em Brasília.
Começou a solenidade de posse e despedida de Ministros de Estado no Palácio do Planato, em Brasília! Passo o bastão ao secretário-executivo, agora ministro, Marcos Montes. E assumo meu mandato de deputada federal pelo Mato Grosso do Sul. Obrigada pela confiança, @jairbolsonaro! pic.twitter.com/ae3PmMKUp9
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) March 31, 2022
Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União desta quinta uma série de decretos que exoneram, a pedido, ministros e secretários, abrindo a eles a possibilidade de se candidatarem a cargos públicos nas próximas eleições.
Além da exoneração de Tereza Cristina, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações foi exonerado do cargo o ministro Marcos César Pontes. Em seu lugar, foi nomeado Paulo César Rezende Alvim. Rogério Marinho deixa o Ministério do Desenvolvimento Regional, pasta que terá à frente Daniel de Oliveira Duarte Ferreira.
O Ministério da Cidadania ficará a cargo de Ronaldo Vieira Bento, que assume o cargo no lugar de João Roma. Damares Alves deixa o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que terá, a partir de agora, como ministra Cristiane Rodrigues Britto.
No Ministério do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni foi substituído por José Carlos Oliveira. No Ministério da Infraestrutura, sai Tarcísio Gomes de Freitas e entra em seu lugar Marcelo Sampaio.
O Ministério do Turismo será comandado por Carlos Alberto Gomes de Brito, que substitui Gilson Machado. Vinculada à pasta, a Secretaria Especial da Cultura também tem alteração, com a saída do secretário Mário Frias, substituído por Hélio Ferraz de Oliveira.