Desta vez, a cirurgia havia sido marcada para 27 de outubro, mas foi antecipada para o dia 15, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP). A retirada do tumor, que foi feita por meio de um cateter, durou 4 horas e, segundo a equipe médica, foi bem sucedida. O ministro ficou 24 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em observação, mas logo foi transferido para o quarto. No dia 22, ele recebeu alta do hospital e, no dia 24, deu uma entrevista coletiva à imprensa, onde se pronunciou sobre a sua recuperação.
Mendes Ribeiro Filho é o titular do Ministério da Agricultura desde o dia 23 de agosto, sucedendo Wagner Rossi, que deixou o cargo envolvido em denúncias de corrupção. Com o afastamento de Ribeiro, assumiu interinamente o secretário-executivo da pasta, José Carlos Vaz.
Mendes Ribeiro Filho começou a vida pública aos 20 anos como vereador de Porto Alegre. Na capital gaúcha, também foi secretário municipal de Turismo. Desde 1994, acumula mandatos como deputado federal pelo Rio Grande do Sul.
Veja como foi a recuperação do ministro da Agricultura após a cirurgia:
Assista trechos da entrevista coletiva de Mendes Ribeiro à imprensa:
Carolina Bahia comenta o estado de saúde do ministro da Agricultura: