Em plena década de 1990 pensar em uma emissora de TV voltada ao homem do campo era um projeto ousado. O agronegócio já representava quase um terço do PIB brasileiro, mas o trabalho realizado longe das grandes cidades não ganhava créditos. Os assuntos ligados à produção primária tinham pouco espaço nas televisões abertas.
Em uma época cheia de temas de interesse do agronegócio, o telespectador ganhou uma emissora falando a sua língua e passou a receber as informações importantes para impulsionar o trabalho em um formato mais atraente e dirigido.
O Canal Rural tornou-se referência para a busca de informações específicas quando os fatos do setor não encontravam voz nos veículos tradicionais.
Temas técnicos, meteorologia, cotações, crises econômicas, problemas mundiais, fenômenos climáticos, câmbio flutuante, problemas sanitários, expansão dos negócios, aprimoramento da genética, entretenimento, adrenalina e atualidades passaram a fazer parte do dia a dia do canal.
O Canal Rural também trouxe para a programação da televisão brasileira os leilões transmitidos via satélite, a transmissão ao vivo de provas e eventos rurais e coberturas que vão muito além da tela da TV.
Na internet, o telespectador tradicional encontrou extensão de conteúdo, opinião e interatividade.
Nos últimos 15 anos o homem do campo e todos os interessados nos assuntos ligados ao agronegócio ganharam espaço no Canal Rural. Um canal que noticia, acompanha e ajuda a promover o crescimento da agricultura e da pecuária brasileira.
Confira a galeria de fotos da comemoração de 15 anos do Canal Rural.
Assista ao vídeo especial sobre os 15 anos do Canal Rural:
Confira o depoimento do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, sobre os 15 anos do Canal Rural: