Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Canal Rural transmite ao vivo Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico

Evento realizado em Viamão (RS) nesta sexta, dia 15, às 10h, está em sua décima ediçãoNesta sexta, dia 15, a partir das 10h, o Canal Rural transmite ao vivo a 10ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico, que será realizada no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS). O evento deve contar com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do presidente do Incra, Carlos Guedes, e do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

No plano de produção para a indústria, o projeto tem 439 famílias envolvidas em 24 assentamentos em 15 municípios do Rio Grande do Sul. A área cultivada é de 3,401 mil hectares e a produção estimada é de 289,955 mil sacas (base casca/seco), o equivalente a 14,5 mil toneladas.

Na produção de sementes, o projeto tem 30 famílias envolvidas em oito assentamentos em seis municípios do Rio Grande do Sul. A área cultivada é de 184,3 hectares e a produção estimada é de 21,170 mil sacas (base casca/seco).

O assentamento Filhos de Sepé participa da produção de arroz orgânico desde 2002. Criado em 1998, é o maior assentamentos do Rio Grande do Sul, com uma área total de 9,4 mil hectares. Possui condições ambientais especiais: está inserido na Área de Proteção Ambiental Banhado Grande e contém, em seus limites, outra unidade de conservação, o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. Esta última área, com cerca de 2,5 hectares, foi cedida pelo Incra à Secretaria Estadual do Meio Ambiente em 2002.

Arroz agroecológico

A produção de arroz agroecológico começou a ser desenvolvida em 1999 nos assentamentos de reforma agrária da região do entorno da Grande Porto Alegre (RS). O processo é coordenado pela Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs) e pela Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre Ltda (Cootap).

A produção de arroz agroecológico busca integrar a relação entre o ser humano e os recursos naturais. Nesse processo, os agricultores fazem a gestão em todas as etapas da cadeia produtiva seguindo conceitos e princípios da agroecologia. Em todas as etapas da produção, exclui-se qualquer substância química de origem sintética.

Desde 2002, em todas as etapas da cadeia produtiva, o arroz recebe a certificado de orgânico, com base nas normas nacionais e internacionais.

Sair da versão mobile