Desde a semana passada, a atuação de um corredor de umidade que está estacionado na altura do Sudeste, vem sendo a grande responsável por grandes volumes de chuva persistente e abrangente.
- Chuva começa a perder força em algumas regiões; veja previsão para todo o Brasil
- Previsão do tempo aponta para chuva volumosa na primeira quinzena de fevereiro
O elevado volume de águas deixa o solo encharcado em áreas de São Paulo e no centro e sul de Minas Gerais. Além disso, a previsão do tempo indica mais volumes de chuva para os próximos dias. Em áreas de Minas e interior do Espírito Santo são esperados até 100 mm nos próximos cinco dias.
Para a próxima semana a tendência é de redução no volume das chuvas no Sudeste.
Qual será o comportamento da chuva em fevereiro?
Segundo a meteorologista da Agroclima, Desirée Brandt, em fevereiro, o clima vai sentir de forma mais expressiva os efeitos do La Niña. “A chuva volta a ganhar força nas áreas mais ao Norte, e em regiões do Matobiba os volumes podem ficar acima da média”, destaca.
Já no Sudeste e Centro-Oeste, os índices esperados para os primeiros dias de fevereiro deixam o tempo com precipitações acima do esperado. O mesmo cenário deve ser observado no Sul, mas a meteorologia faz uma ressalva.
“A chuva deve ficar acima da média em Santa Catarina e no Paraná, no entanto, será mal distribuída e de forma localizada, enquanto o Rio Grande do Sul terá mais um mês de chuva abaixo da média”.
Diante desse panorama, a temperatura sobe e fica acima da média em algumas regiões do Sul em fevereiro. O calor também deve aumentar no interior de São Paulo.