Tempo

Chuva retorna ao Matopiba em breve; veja quando e quanto choverá

Algumas lavouras da região estão há pelo menos um mês sem umidade significativa. Período chuvoso deve durar de 10 a 15 dias

Parte da Bahia não vê chuva significativa há 45 dias. No oeste do estado, algumas lavouras de soja completaram um mês sem umidade. Mas, agora, a meteorologia tem boas notícias para esses produtores: a chuva retorna ao território baiano e também a outras áreas do Matopiba — região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — a partir desta sexta-feira, 2.

Segundo a previsão do tempo, o período chuvoso deve durar de 10 a 15 dias. Os volumes vão variar de 30 a 70 milímetros, e servirão para ao menos estancar as perdas provocadas pela falta de umidade.

Nesta quinta-feira, 1º, a chuva já começa a ganhar força no norte da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. Uma frente fria no sul da Bahia organiza precipitação com trovoadas e rajadas de vento nessa área. Por outro lado, as chuvas são mais isoladas na costa leste do Nordeste, vêm após uma tarde de calor e atingem uma ou outra cidade.

Na sexta-feira, 2, destaque para a chuva forte no sul e no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí.

Onde está a chuva que o La Niña deveria trazer?

Produtores do Nordeste podem estranhar a chuva abaixo da média em diversas áreas em ano de La Niña, que costuma reforçar as instabilidades na região. Acontece que o oceano Atlântico também tem influência sobre o regime de precipitações, e ele não tem colaborado.

As águas do Atlântico não estavam tão aquecidas a ponto de reforçar a chuva, e apenas Maranhão teve volumes mais elevados associados à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Na parte sul do Maranhão, onde se planta milho segunda safra, os produtores estão encontrando dificuldades com a irregularidade na distribuição das pancadas de chuva.