A frente fria ainda provoca chuva forte no Sul do Brasil. No entanto, o bloqueio atmosférico que mantém a chuva concentrada no Sul perde força, permitindo que a frente fria avance para outras áreas do país.
- Fim do bloqueio atmosférico deve levar chuva para o Sudeste e Centro-Oeste
- Por que chuva segue forte no Sul mesmo sob efeito do La Niña?
Assim, a sexta-feira (29) será marcada por chuva na faixa leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e algumas áreas de Minas Gerais. A previsão do tempo ressalta, no entanto, que essas chuvas serão localizadas e devem acontecer de forma rápida.
Já no sábado, o volume aumenta no Sul, devido à formação de um novo sistema frontal, e pode chover até 70 mm no norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As precipitações também alcançam o Paraná, beneficiando lavouras de milho segunda safra no oeste do estado.
Por outro lado, a chuva não tem força para avançar e chegar em áreas do Brasil central, reduzindo a umidade do solo em algumas regiões.
Somente a partir de 13 de maio é que as precipitações se espalham pelo Centro-Oeste, mas ainda mal distribuídas, o que pode ser considerado normal para esta época do ano.