Diante da formação de áreas de instabilidade e sistemas de baixa pressão, a previsão do tempo indica chuva volumosa para toda essa semana no Sudeste do país. A chuva é bem-vinda para São Paulo, onde as lavouras de soja sentem falta de umidade.
Para o Sul, após longo período de estiagem, a expectativa também é de chuva forte. No entanto, as precipitações devem acontecer de forma passageira. São Paulo, Minas Gerais e áreas do Centro-Oeste receberão os maiores acumulados dos próximos cinco dias.
Para o Sul, os volumes passam de 30 mm no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Esse volume é pouco e não alivia a estiagem no Sul do país, já que as chuvas devem se estender até a próxima quarta.
Diante dos episódios de chuva no Sul, a tendência é de aumento da umidade do solo na região, mas no fim de semana, com a elevação da temperatura, a umidade voltará a cair. Enquanto isso, no interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, esse índice de águas aumenta de forma significativa.