Apesar da semana começar com temperaturas mais elevadas, a previsão do tempo indica que a chuva deve voltar e beneficiar especialmente regiões produtoras de café em São Paulo e em Minas Gerais. “Para esta semana são esperados acumulados de 70 mm em áreas da zona da mata, e de 50 mm no sul de Minas e Mogiana Paulista”, destaca Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.
Mesmo com a previsão favorável aos produtores, Desirée alerta que a chuva pode trazer com ela alguns riscos. Isso porque a formação de nuvens carregas traz o risco para tempestades. “O tempo abafado desta segunda, combinado com instabilidades e com a chegada da frente fria vai favorecer o desenvolvimento de nuvens com potencial para temporais e risco de queda de granizo”, destaca.
De acordo com a meteorologista, entre os dias 22 e 26 de novembro, a chuva diminui em todo o Sudeste, e se ocorrer, será de forma localizada apenas para São Paulo. Por outro lado, do dia 27 de novembro a 1 de dezembro, as precipitações voltam a ocorrer nas principais lavouras de café, com bons acumulados previstos para o centro-sul de Minas e Mogiana Paulista.