Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Colheita da safra de arroz começa com produtividade de 7,5 mil kg/ha no Rio Grande do Sul

Município de Mostardas sediou, na manhã deste sábado, dia 22, a 24ª Abertura Oficial da Colheita do ArrozO município gaúcho de Mostardas, com tradição arrozeira desde 1938, sediou na manhã deste sábado, dia 22, a 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, considerada o maior evento da produção arrozeira das Américas. As primeiras colheitadeiras confirmaram a expectativa, e as lavouras do Estado devem alcançar a produtividade média de 7,5 mil quilos por hectare. O Rio Grande do Sul representa cerca de 68% das lavouras de arroz do Brasil, volume que equivale a um terço da produção orizícola da Améric

De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a colheita gaúcha ficará entre 8,2 e 8,3 milhões de toneladas em 1,1 milhão de hectares cultivados. A produção, pouco maior do que no ciclo 2012/2013, se deve ao leve aumento de área cultivada por disponibilidade de água para a irrigação, especialmente na Fronteira Oeste do Estado. O Rio Grande do Sul possui quase 20 mil produtores do grão, espalhados em 150 municípios, a maioria na Metade Sul.

Desde quinta, dia 20, passaram por Mostardas agentes setoriais de todos os países produtores, consumidores americanos e caribenhos, além de representantes de nações consumidoras do arroz brasileiro. O evento é  promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul e pela Associação de Arrozeiros de Mostadas e Tavares. No Parque de Exposições Zé Terra Machado, houve exposição de máquinas, equipamentos, insumos e serviços, além de  palestras e oficinas.

Em uma área vizinha à lavoura oficial, foram instalados campos experimentais com novidades em pesquisas para o cultivo de soja e milho irrigados em ambiente arrozeiro. Segundo especialistas, a soja vem sendo adotada em grande escala pelos produtores gaúchos nas últimas três safras, com o objetivo de eliminar plantas daninhas como o arroz vermelho. Neste ano, cerca de 350 mil hectares com a oleaginosa foram cultivados em áreas arrozeiras no Rio Grande do Sul. O milho também é uma cultura altamente recomendável, desde que em ambiente favorável à produção.

Sair da versão mobile