Assista à live ‘O autocontrole da agroindústria e a segurança dos alimentos’, uma realização do projeto Conexão Brasília. O jornalista Luiz Patroni faz a mediação do debate que tem a participação do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal; da coordenadora de Produção Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo; e da gerente técnica da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Cinthia Torres.
No autocontrole, as empresas têm suas responsabilidades ampliadas no controle de qualidade do processo produtivo para que o governo possa se concentrar na fiscalização do produto final que chega até os consumidores. Com isso, não haveria mais a inspeção diária, como ocorre atualmente. Os modelos de autocontrole já são difundidos em países da União Europeia, por exemplo.
No ano passado, o governo iniciou um programa-teste em algumas agroindústrias. Agora, está na fase final de elaboração de um projeto de lei que torna o sistema obrigatório nas indústrias de produtos de origem animal e vegetal, fertilizantes, ração, bebidas e insumos em geral.