Antônio Renato Prata é reconhecido como um líder nato. Apelidado de Pratinha, é homem de presença forte, mas estilo conciliador. Em meados da década de 50, reuniu os amigos em Barretos, interior de São Paulo, e fundou Os Independentes, um clube formado por homens solteiros da cidade. Um dos objetivos era concentrar os pequenos rodeios da região em uma grande e atrativa festa, com capacidade para revelar talentos e tornar-se referência no Brasil.
As expectativas do audacioso empresário foram superadas e a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos consolidou-se como a maior festa sertaneja do Brasil, com prestígio internacional. Atualmente, o protagonismo dos “Independentes” se reflete em números. O evento reúne mais de um milhão de pessoas e movimenta cerca de US$ 10 milhões por ano.
Na mesma cidade, Pratinha conseguiu êxito com outra grande paixão: os cavalos. Como criador, destacou-se como um dos pioneiros a importar animais da raça Quarto de Milha, dos Estados Unidos. Atualmente, possui um dos mais renomados planteis e seleciona animais para apartação, modalidade característica dos animais dessa raça.