Cultivo de algodão colorido é tema do Radar deste sábado

Produtores já contam com cinco variedades em diferentes tons de marrom e verde; assista ao programa na íntegraO programa Radar deste sábado, dia 30, mostra que o Brasil é o país com a maior quantidade de variedades comerciais de algodão colorido. As plantas foram desenvolvidas na Paraíba, em Campina Grande, pela Embrapa Algodão. Depois de treze anos de pesquisa, na virada para o século 21, os pesquisadores lançaram a primeira cultivar brasileira de algodão colorido. Hoje, os produtores já contam com cinco variedades, em diferentes tons de marrom e verde.

>> Reveja outras edições do Radar

Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é a redução nos impactos ambientais com uma produção sustentável. A inovação resgata uma das culturas mais tradicionais do Nordeste. Depois de décadas de abandono, agricultores familiares voltam a apostar no plantio do algodão. A fibra colorida vale o dobro da convencional, aumentando a renda de pequenos produtores do sertão nordestino. O produto é transformado em roupas e artesanatos que são vendidos no Brasil e no exterior. O algodão colorido brasileiro virou referência internacional.

No programa, você confere como as novas cultivares mudam a vida do sertanejo. Livres dos agrotóxicos, os agricultores familiares plantam sem medo e recebem um preço justo pela produção. Da lavoura até a indústria, a cadeia produtiva se organiza, para levar ao mundo roupas que respeitam o homem e o meio ambiente.