O Banco Central revisou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileira em 2020 e indica queda de 6,4%. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira, 25, no relatório trimestral de inflação, que levou em conta os impactos da pandemia do novo coronavírus na economia do país.
Para a agropecuária, o banco reduziu a perspectiva alta, que passou de 2,9% para 1,2% em 2020. Apesar disso, o setor é um dos únicos que ainda apresenta projeção positiva no ano. Para a indústria, a estimativa passou de queda de 0,5% para recuo de 8,5%. Já o setor de serviços saiu de 0% para queda de 5,3%.
Segundo o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, na medida que a crise causada pelo coronavírus for evoluindo, o Brasil sentirá um impacto maior. “O PIB deve cair no mínimo 10% este ano”, diz.
Quanto ao setor da agropecuária, Daoud ressalta que o avanço da pandemia no interior do país já começa a afetar a agroindústria, com números negativos para o segundo, terceiro e quarto trimestres do ano. Com isso, devemos ter queda no PIB da agropecuária.
“Ainda são análises incertas nesse sentidos porque não há dados de como essa pandemia vai evoluir. Infelizmente, o Brasil passará por um aperto muito grande não só durante a pandemia, mas também durante sua recuperação, que irá exigir muito investimento, com um batalhão de pessoas na rede de proteção social que demandará mais despesas”, finaliza Daoud.