Dia de Campo na TV aborda certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina

Programa inédito vai ao ar nesta sexta, às 9h, no Canal Rural, com reprise às 15hO programa Dia de Campo na TV desta sexta, às 9h, no Canal Rural, aborda a certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina. O programa tem reprise às 15h desta sexta, dia 13.

Desde 2010, a Embrapa Rondônia possui certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose para os campos experimentais de Porto Velho (bovinos) e de Presidente Médici (bubalinos), através do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). As áreas são as únicas do Estado que possuem o certificado, concedido pelo Ministério da Agricultura.

A certificação é uma estratégia para melhorar a qualidade dos produtos de origem animal, destinados aos mercados doméstico e internacional e, com isso, aumentar a produtividade e a competitividade da pecuária.

De acordo com o Ministério, a certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose é um requisito cada vez mais exigido pelos países importadores, principalmente de produtos lácteos. Os estados-membros da União Européia, por exemplo, só importam queijo, iogurte e outros derivados de leite, de propriedades certificadas como livres dessas zoonoses. As propriedades que comercializam leite dos tipos “A” e “B” têm que ser certificadas, de acordo com a Instrução Normativa nº 51 de 2002.

Para obter o certificado, o produtor deve procurar uma unidade do serviço de defesa oficial do seu Estado, e preencher o requerimento de adesão. Um veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura é indicado como responsável técnico pelo processo de certificação. Os animais reagentes identificados nos testes devem ser descartados da propriedade. O certificado é válido por um ano.