Ao empregar essas técnicas, o agricultor aumenta sua produtividade e, além disso, garante a qualidade da terra por mais tempo. A mesorregião tem predominância de solos arenosos e com baixa fertilidade, e a principal cultura é a mandioca, utilizada para produção de farinha.
O programa vai apresentar os benefícios do manejo conservacionista do solo, prática aprovada por agricultores, pesquisadores e técnicos da Embrapa Acre. Há nove anos, pesquisas são realizadas em propriedades rurais localizadas nos municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Segundo Falberni Costa, pesquisador da Embrapa, o resultado tem sido positivo.
— As análises de solo das propriedades, realizadas de 2007 a 2011, e os resultados das culturas comprovam a eficiência do sistema com relação à manutenção das características produtivas do solo — ressalta Costa.
O manejo conservacionista inclui a adoção de práticas agrícolas para produzir em sistema de plantio direto, como o cultivo de gramíneas e leguminosas para a proteção do solo e fixação biológica de nitrogênio; rotação e consórcio dos cultivos agrícolas principais (arroz, feijão, milho, mandioca, etc.); além de fazer uso de máquinas e equipamentos adequados à agricultura familiar.
>> Você pode assistir ao vivo pelo Canal Rural, ou pelo site, a partir das 9h.