Dia de Campo na TV apresenta os mitos e verdades no refúgio de transgênicos

O programa é exibido às sextas-feiras no Canal RuralO Dia de Campo na TV dessa sexta, 25, mostra por que as culturas geneticamente modificadas ganharam tanto espaço na produção nacional. Os mitos e verdades no refúgio de transgênicos são o tema que vai ao ar a partir das 9h, no Canal Rural.

As facilidades para o manejo e o controle de pragas podem explicar a rápida adoção, pelos produtores brasileiros, das plantas transgênicas de culturas como o milho, a soja e o algodão. Entretanto, se o produtor não adotar medidas preventivas, há um grande risco de os insetos-praga dessas culturas adquirirem resistência e causarem prejuízos.

A utilização da “área de refúgio”, uma área reservada na lavoura para o plantio de cultivares convencionais, é a principal estratégia que os produtores têm para evitar a quebra de resistência dos transgênicos, mantendo o equilíbrio ecológico e a produtividade das lavouras.

Como funcionam as plantas transgênicas? Como e por que fazer o refúgio? Quais são as principais recomendações da pesquisa para o manejo dessas áreas? Essas e outras perguntas serão respondidas pelos pesquisadores da Embrapa nesse Dia de Campo na TV. Você pode assistir ao vivo pelo Canal Rural, ou pelo site. Não perca!