Dia de Campo na TV apresenta produção de trigo na região tropical do Brasil

Efeito supressor de plantas daninhas faz da cutura uma boa opção para rotação de grãosA pesquisa com trigo no Cerrado começou na década de 1950, mas levou outros 50 anos para conquistar o reconhecimento, principalmente por intermédio da criação de programas de desenvolvimento da cultura em clima tropical. A área potencial no Brasil Central chega aos 2 milhões de hectares, mas estima-se que apenas 5% dessa área seja cultivada com o cereal.

Nesta sexta, dia 15, às 9h, o programa Dia de Campo na TV mostrará um panorama do cultivo do cereal no Brasil. O grão produzido no país tem conquistado o reconhecimento internacional e atende aos exigentes requisitos da indústria.

O triticultor da região central do Brasil tem a vantagem de o trigo de o Cerrado ser o primeiro colhido no país, o que favorece a sua comercialização. Além dos preços de mercado, é também o período de escassez do produto por ser a entressafra da produção nacional.

Minas Gerais (plantio de março a abril e colheita de junho a agosto) ocupa atualmente a quarta colocação no ranking nacional do cereal, atrás do Paraná (3,8 milhões de toneladas), Rio Grande do Sul (3 milhões de toneladas) e Santa Catarina (224,4 mil toneladas).

Já o Cerrado permite que a cultura seja produzida dois sistemas de cultivo: irrigado, sob pivô central, com semeaduras a partir da segunda quinzena de abril; e de sequeiro ou safrinha, semeado a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrado Julio César Albrecht, o trigo irrigado conta com cultivares muito produtivas e de alta qualidade industrial, e o desafio está no trigo de sequeiro, que ainda enfrenta limitações como a falta de água, que pode reduzir a produtividade, além da exigência de áreas com maior altitude.

>> Você pode assistir ao vivo pelo Canal Rural, ou pelo site, a partir das 9h.

Não perca!