A produção de alimentos seguros, com o uso de sistemas sustentáveis de produção de qualidade, sem resíduos químicos, é apontada como o futuro da viticultura mundial. Um dos caminhos para se chegar a esse objetivo é a adoção da produção integrada (PI), um sistema que traz benefícios para os produtores, consumidores e meio ambiente.
A PI tem como finalidade uma produção otimizada, que começa na escolha da área para o plantio da videira, passa pelo manejo da planta até a colheita, o transporte e o armazenamento. Todas as atividades ligadas à produção são registradas pelo produtor no caderno de campo, que possibilitará o acompanhamento e a rastreabilidade da produção.
Destacam-se como benefícios da produção integrada: melhoria nas práticas de produção com custo reduzido; aumento da qualidade do produto final; adequação da produção às exigências legais; diminuição do impacto ambiental, com redução do uso de produtos como inseticidas, fungicidas e herbicidas, de forma a beneficiar produtor, consumidor e meio ambiente. O projeto de produção integrada de uva para processamento é coordenado pela Embrapa Uva e Vinho em parceria com diversas instituições, nos principais polos produtores vitícolas brasileiros.
Não perca!