Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dia de Campo na TV desta sexta apresenta cultivar de bananeira resistente ao mal-do-panamá

BRS Platina é a primeira variedade do grupo prata protegida no BrasilO Dia de Campo na TV desta sexta, dia 3, apresenta a cultivar de bananeira BRS Platina, a primeira variedade do grupo prata protegida no Brasil, lançada em outubro de 2012 pela Embrapa Mandioca e Fruticultura. O programa inédito vai ao ar às 9h, no Canal Rural.

A cultivar foi desenvolvida em parceria com a Unidade Regional Norte de Minas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

A resistência ao mal-do-panamá e à sigatoka-amarela e a moderada resistência à sigatoka-negra quando comparada com a cultivar Prata-Anã são os principais diferenciais da BRS Platina. A nova cultivar dispensa a aplicação de fungicidas, sejam eles preventivos ou curativos, para o combate a essas doenças. Como resultado, o agricultor terá a redução do custo de produção e de agressão ao meio ambiente e a ausência de resíduos de veneno nos frutos.

A BRS Platina apresenta bom perfilhamento, porte médio e características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento, idênticas às da Prata Anã. Os frutos também se parecem em forma, tamanho e sabor, porém devem ser colhidos com a casca um pouco mais verde, à semelhança das variedades do tipo Cavendish, como a Grande Naine, por exemplo.

A BRS Platina é também levemente mais ácida e menos doce que a Prata Anã. Ela já foi lançada em áreas produtoras da Bahia e do Rio Grande do Sul. Uma rede nacional de avaliação do desempenho agronômico dessa cultivar encontra-se em curso, para a recomendação futura em outras localidades onde a bananicultura se faz presente na produção comercial e se constitui em fonte de renda. É indicada para agricultura familiar e também para a agricultura orgânica, pois aceita manejo mais rústico.

Sair da versão mobile