Dia de Campo na TV ensina a multiplicar produção de mudas de palma-forrageira

Espécie é alternativa para fornecimento de água ao rebanho em períodos de secaNessa sexta, dia 10, os produtores que acompanharam o Dia de Campo na TV aprenderam a produzir com rapidez e qualidade a palma-forrageira. Com poucos recursos e atenção redobrada nas recomendações dos pesquisadores, é possível produzir 10 mudas a partir de uma única raquete (a semente da planta).

A palma é uma das principais plantas forrageiras em uso nos sistemas de produção de caprinos, ovinos e bovinos no Semiárido brasileiro. O engenheiro agrônomo Carlos Gava destaca a técnica como uma alternativa eficiente para recuperar palmais devastados em praticamente todos os Estados nordestinos.

A prática pode ser aplicada em qualquer variedade da forrageira. No entanto, para evitar o replantio de mudas atacadas e destruídas pela praga, o mais adequado é o uso de raquetes resistentes à cochonilha do carmim.

Como a disponibilidade de raquetes desse tipo de espécie ainda é baixa, o preço da palma-semente comercializada no mercado é elevado. A reprodução rápida, desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Semiárido e da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA), atende à demanda dos agricultores familiares envolvidos com a criação pecuária. 

Assista ao programa: