A pesquisa da Embrapa tem como objetivo desenvolver um sistema de produção orgânica sem o uso de agroquímicos, que produza uma fruta mais saudável e saborosa e com rentabilidade para os produtores.
Ao longo do período, foi desenvolvido um pacote completo de recomendações técnicas que está baseado em três pilares: manejo do solo, manejo de doenças e pragas e manejo da planta, que garantem além da produção orgânica, um aumento na produtividade.
As pesquisas para melhorias no sistema de produção orgânica da niágara foram desenvolvidas em parreirais com e sem cobertura plástica, usando apenas produtos permitidos pela norma nacional de produção orgânica. Além de obter uma produção limpa, a equipe comemora a alta produtividade do sistema: estão sendo obtidas 47 toneladas de uva por hectare no cultivo orgânico com cobertura plástica e 29 toneladas no sem cobertura, enquanto que no cultivo convencional, a média é de apenas 20 toneladas por hectare.
Esse sistema orgânico tem atraído a atenção de produtores, técnicos e pesquisadores.
– Embaixo dos parreirais, durante os dias de campo para apresentar o sistema de cultivo orgânico e auxiliar na sua adoção, o interesse aumenta ainda mais ao ver os resultados. Os cachos de uva enchem os olhos, as bagas são maiores e os cachos chegam a pesar 340g, enquanto na produção convencional a média é de 180g – diz o pesquisador George Wellington Bastos de Melo.
O Dia de Campo na TV sobre produção de uva orgânica foi produzido pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
>> Canal Rural Ao Vivo: conheça nossa nova central de vídeos e acompanhe toda a programação