Dia de Campo na TV mostra novas cultivares de guaranazeiro

Programa inédito vai ao ar nesta sexta, às 9h, no Canal RuralO Dia de Campo na TV desta sexta, dia 14, vai mostrar novas cultivares de guaranazeiro, espécie nativa da Amazônia de importância crescente no agronegócio, principalmente para atender o mercado de refrigerantes.

Para aumentar a rentabilidade dos cultivos do guaranazeiro, a Embrapa Amazônia Ocidental conduz o Programa de Melhoramento Genético desde 1976, com o objetivo de desenvolver cultivares que agreguem alta produtividade e resistência estável às principais doenças.

Como resultado desse programa foram desenvolvidas e lançadas 12 cultivares até o ano 2000 e os mais recentes lançamentos foram em 2011 com quatro novas cultivares: BRS Cereçaporanga, BRS Mundurucânia, BRS Luzéia e BRS Andirá. Todas são plantas selecionadas cujas qualidades genéticas apresentam vantagens de alta produtividade e resistência à antracnose, doença causada pelo fungo Colletotrichum guaranicola que causa perdas na produção da planta.

Essas novas cultivares melhoradas, quando manejadas de acordo com as recomendações contidas no sistema de produção, produzem acima de 1,5 kg de sementes secas por planta, o que no Amazonas representa dez vezes mais que as plantas tradicionais não provenientes de materiais genéticos melhorados.

Não perca! O programa inédito vai ao ar às 9h, no Canal Rural.