Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dia de Campo na TV mostra o trabalho de conservação de variedades crioulas no Semiárido

Diversidade genética local garante a sobrevivência da agricultura familiarNa Paraíba, agricultores familiares usam as sementes crioulas - conhecidas na região como sementes da paixão - para formar suas lavouras. Elas garantem a diversidade genética, são resistentes à seca e representam um patrimônio da agricultura local. Há uma relação muito forte entre os produtores com esses grãos que respeitam o clima, o solo, o ambiente e a cultura das pessoas. Nessa sexta, dia 7, o Dia de Campo na TV apresenta as estratégias para conservá-las.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros foi procurada para colaborar em pesquisas que avaliassem a qualidade das sementes da paixão, possibilitando sua participação em políticas públicas na região semiárida. O estudo mostrou que o produtor conhece a sua terra, sua lavoura e sabe que cada semente “vinga” e se desenvolve melhor em determinado solo e em determinado clima.

Com o auxílio da Articulação do Semiárido Paraibano, mais conhecida como ASA-PB Paraíba, da Conab e da Embrapa, tiveram início ações para fortalecimento de bancos comunitários de sementes que estão garantindo a conservação e o estoque das muitas variedades de sementes crioulas. Hoje há cerca de três mil famílias beneficiadas em todo o Estado.

Você pode assistir ao vivo pelo Canal Rural, ou pelo site, a partir das 9h.

Não perca!

Sair da versão mobile