Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil deve ter nova lei trabalhista rural em 2017

Ponto alto da proposta é legalizar o que for acordado entre patrão e empregado

Fonte: Arquivo/ANPr

A Câmara dos Deputados deve votar em 2017 o projeto de lei 6442/2016 que muda a legislação trabalhista rural. O autor da proposta e entrevistado deste domingo, 11 de dezembro, do Direto ao Ponto, deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), afirma que a intenção é adequar a lei à realidade do campo, já que a regra em vigor é de 1973. Segundo ele, é necessário modernizar o texto sem deixar brechas para interpretações e conseguir acabar com a indústria de processos jurídicos e ações trabalhistas que gera instabilidade no setor agropecuário brasileiro.

O objetivo da lei, segundo Leitão, é rever diversos pontos que afetam a relação trabalhista no campo, como: itinerário, deslocamento do trabalhador, proteção no local de serviço, aplicação de defensivos, sazonalidade, entre vários outros. O ponto alto da proposta é legalizar o que for acordado entre patrão e empregado.

Como o tema é polêmico, Leitão prevê debates acirrados na Câmara, que deve instalar uma comissão especial para analisar o tema. “O debate é difícil com sindicatos. Não podemos deixar setores ideológicos tomarem conta dele. A lei é para o empregador voltar a contratar. O Brasil mudou, mas alguns não mudaram a cabeça”, criticou.

Sair da versão mobile