Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

Controle da cigarrinha com plantio de milho em solo arenoso é estudado

Estudo de plantio do milho em solo arenoso como alternativa ao controle da cigarrinha é realizado pela Aprosoja-MT

A produção de soja em solo arenoso em Mato Grosso já é fato. Agora, estudos com o milho são realizados com o intuito de avaliar o seu desenvolvimento perante a seca e com relação a cigarrinha, principal problema nas lavouras do estado.

O assunto é um dos abordados no programa Direto ao Ponto desta quinta-feira (15), que conta com a participação da gerente de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jerusa Rech.

Os estudos com o milho em solos arenosos são realizados na área experimental da entidade no município de Campo Novo do Parecis.

Segundo Rech, o problema em semear o milho em solo arenoso é com o clima. Contudo, se houver uma regularidade de chuva durante a fase de preenchimento de grãos é possível obter uma boa produtividade.

“O intuito é avaliar perante a seca e com relação a cigarrinha, que é o problema hoje no estado”, diz.

Soja em solo arenoso supera 50 sacas por hectare

Há seis anos a Aprosoja-MT realiza estudos com soja em solos arenosos. Os resultados serão apresentados durante o II Simpósio Técnico: Fertilizantes e Manejo do Solo, promovido pela entidade em Cuiabá, no Cenarium Rural. O evento teve início na noite desta quarta-feira (14) e segue até amanhã (16).

Jerusa Rech revela que os resultados apontam ser possível colher mais de 50 sacas de soja por hectare. “Dependendo do manejo a gente tem dados muito próximos ao que é obtido em solos argilosos”.

+ Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

Sair da versão mobile