Mato Grosso

Crédito rural precisa de novos mecanismos no Brasil

Crédito rural, seguro rural e Fiagro são alguns dos assuntos do programa Direto ao Ponto desta quinta-feira

O desafio visto com o crédito rural hoje é algo que vem sendo desenhado há décadas. O assunto é apenas um dos tratados hoje na Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização, dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O que temos discutido são novos mecanismos, novos instrumentos”, pontua Thiago Rocha, presidente da Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização, entrevistado do programa Direto Ao Ponto desta quinta-feira (22).

A consciência de que os recursos do crédito rural são insuficientes para atender a demanda dos produtores sempre existiu, de acordo com Rocha. Mas, a cada ano vem se agravando, diante ao aumento da produção e, principalmente, dos altos custos.

Além do crédito rural, fundos precisam de aperfeiçoamento

Fundos como o Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), o Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e o Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) são considerados instrumentos interessantes para o produtor. Contudo, segundo Rocha, também necessitam de aperfeiçoamento.

“O Friagro é um instrumento bastante sofisticado. Se for dizer que ele vai ser a resposta para o problema do crédito rural, não é. Você precisa ter vários intervenientes dentro desse processo. Agora, o Fiagro tem vários benefícios fiscais e a gente precisa destravar”, frisa.

+ Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real