Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

Crédito rural precisa de novos mecanismos no Brasil

Crédito rural, seguro rural e Fiagro são alguns dos assuntos do programa Direto ao Ponto desta quinta-feira

O desafio visto com o crédito rural hoje é algo que vem sendo desenhado há décadas. O assunto é apenas um dos tratados hoje na Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização, dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O que temos discutido são novos mecanismos, novos instrumentos”, pontua Thiago Rocha, presidente da Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização, entrevistado do programa Direto Ao Ponto desta quinta-feira (22).

A consciência de que os recursos do crédito rural são insuficientes para atender a demanda dos produtores sempre existiu, de acordo com Rocha. Mas, a cada ano vem se agravando, diante ao aumento da produção e, principalmente, dos altos custos.

Além do crédito rural, fundos precisam de aperfeiçoamento

Fundos como o Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), o Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e o Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) são considerados instrumentos interessantes para o produtor. Contudo, segundo Rocha, também necessitam de aperfeiçoamento.

“O Friagro é um instrumento bastante sofisticado. Se for dizer que ele vai ser a resposta para o problema do crédito rural, não é. Você precisa ter vários intervenientes dentro desse processo. Agora, o Fiagro tem vários benefícios fiscais e a gente precisa destravar”, frisa.

+ Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile