Os sucessivos e pesados aumentos na conta de energia elétrica no Brasil são culpa da má gestão do Governo Federal sobre a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Essa é a opinião do deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT).
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto ele afirma que o Executivo brasileiro alocou uma série de despesas, subsídios e subvenção na CDE, fazendo com que o custo dela para o consumidor brasileiro saltasse de R$ 3 bilhões para mais de R$ 20 bilhões. Segundo ele, 75% do aumento no preço da conta de luz vem disso.
O parlamentar destacou o trabalho junto ao Ministério de Minas e Energia para baixar o custo dessa despesa para o contribuinte. Garcia também opina sobre temas diversos, como a reoneração da folha de pagamento de empresas, aprovada recentemente no Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
Para o deputado, a medida vai gerar mais desemprego no país. Para ele, é preciso começar o ajuste cortando despesas. Por isso, ressaltou que acredita na reforma administrativa proposta pelo governo, como o corte de 10 ministérios.
Assista ao Direto ao Ponto deste domingo, dia 6: