Este ano, a logística vai continuar pesando nos custos do produtor rural. Em entrevista no programa Direto ao Ponto, o coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, fez uma análise do setor de infraestrutura de transporte de cargas no país em 2015 e projetou as principais demandas para 2016.
Para ele, a grande aposta será na área de hidrovias, que deve evoluir com a conclusão de estudos para algumas obras. Porém, é primordial a liberação de recursos para viabilizar novos terminais e melhor navegação pelos rios do Brasil. Segundo ele, o custo para escoar a safra de grãos pelos portos do Arco Norte só deve cair a partir da temporada 2017/2018.
Quanto ao setor ferroviário, Edeon afirmou que o país regrediu em 2015. Segundo ele, houve ânimo com anúncio do modelo de concessão open acess, mas o governo não conseguiu interessados. Por outro lado, isso foi revertido na questão dos portos.
O setor rodoviário, que sofreu com as paralisações de caminhoneiros em 2015, é outro problema. A pavimentação da BR 163, em Mato Grosso, por exemplo, deve ser concluída em 2017.
Para o coordenador do Movimento Pró-Logística, houve um erro estratégico ao dividir a rodovia em pequenos trechos. A janela de pavimentação, que é pequena, de apenas quatro meses em função das chuvas, é outro fator de atraso.