Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

'Hoje nós temos vários vilões', diz presidente da Acrimat sobre situação da pecuária

Entidade tem como principal papel o de levar orientação e informação ao pecuarista mato-grossense

Custo de produção elevado, preço da arroba do boi gordo e consumo interno em baixa. Os três são considerados os principais vilões da pecuária mato-grossense nos últimos anos, segundo o setor produtivo.

Mato Grosso é detentor do maior rebanho bovino brasileiro com pouco mais de 33 milhões de cabeças.

+Brasil consome 70% do milho produzido, diz diretor-técnico da Abramilho

“Hoje temos vários vilões. O custo de produção aumentou bastante. O preço que a gente vende não é o que a gente determina. Nós temos dois obstáculos na frente. Um é o frigorífico e outro é o mercado varejista”, pontua o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, em entrevista ao programa Direto ao Ponto desta semana.

Conforme o presidente da Acrimat, dentre todos os “vilões” na atividade , “o maior vilão hoje é o poder aquisitivo da população”.

“O consumo de carne [bovina] da população abaixou demais nesses últimos anos. A população mais humilde está procurando outras proteínas, principalmente o ovo. Eu acredito que a médio e longo prazo só o aumento da renda média da população brasileira para poder voltar esse ciclo que era antigamente [a pecuária]”.

Dr oswaldo acrimat direto ao ponto
Foto: Canal Rural Mato Grosso

Informações e orientações aos pecuaristas são essenciais

Ribeiro Júnior afirma que a pecuária não é uma atividade de exploração e nem de especulação, uma vez que é de ciclo longo, de no mínimo quatro anos.

Um dos papeis da Acrimat, segundo o presidente, é o de levar orientações e informações aos pecuaristas, principalmente para os pequenos e médios.

+Brasil está anos luz à frente em sustentabilidade, diz diretor da Aprosoja-MT

Entre as ações realizadas pela entidade com tal finalidade está o Acrimat em Ação, que em 2023 chega a sua 11ª edição.

“Percorremos geralmente 30 municípios. Cada edição levando um tema e esse ano será gestão. Tem muitas pessoas desistindo, perdendo área para a agricultura, outras estão desestimuladas por conta de investimento. A nossa preocupação hoje é gestão. Então, orientar o pequeno e o médio à fazer as suas contas, fazer os seus cálculos, a poder continuar na atividade”.

+ Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile