Mato Grosso

Milheto é visto como grande aliado na nutrição animal

Produtores que agregaram milheto na dieta de animais em confinamento revelam obter ganhos superiores à dois quilos

O milheto a cada dia tem se tornado um grande aliado na nutrição animal, principalmente em confinamentos. Conforme produtores, que agregam o produto à silagem, os ganhos de peso chegam a ser superiores à dois quilos.

O milheto é considerado o sexto cereal mais importante do mundo, pontuam especialistas. E, ele é o tema desta semana do programa Direto ao Ponto, que conta com a participação do RCA da ATTO Sementes e zootecnista, Amarildo Pedro da Silva, e do produtor de Campo Grande (MS), Márcio Aurélio Oliveira.

A Fazenda Sonho Real, comenta Márcio Aurélio, surgiu da vontade em ser mais eficiente, mais efetivo na produtividade dos animais na área rural. Já são 32 anos de caminhada e avaliação de todos os momentos de todas as culturas na propriedade foram cultivadas.

direto ao ponto milheto atto sementes 1
Foto: Canal Rural Mato Grosso

“Nós passamos por uma série delas. Nós passamos pela cana, pela produção de silagem com Tanzânia, nós fizemos com milho e chegamos no milheto”, diz o produtor.

O motivo pelo qual ele chegou ao milheto, mais precisamente o Milheto Valente, da ATTO Sementes, principalmente, foi a região ao qual possui a propriedade sofrer com problema climático de veranico.

“Das culturas que utilizamos para fazer a silagem a que melhor resultado deu, custo benefício, foi através do Milheto Valente por ele ter uma recuperação de desenvolvimento pós período de veranico. Coisa que as outras culturas não apresentaram”, salienta Márcio Aurélio.

Conforme o produtor, o sistema de produção de gado em confinamento “força” o pecuarista a ter um pouco de viés de agricultor.

“Ele começa a descobrir que isso faz parte do sistema e que ele realmente tem que mudar a face dele perante a fazenda. Então, o objetivo dele é produzir um animal com melhor acabamento, principalmente, no período da seca. Ele necessariamente tem que fazer uma reserva de volumoso”.

Milheto Valente é fruto de muito trabalho

RCA da ATTO Sementes e zootecnista, Amarildo Pedro da Silva, comenta que o Milheto Valente é fruto de muito trabalho de melhoramento genético realizado no Centro de Pesquisas da Bonamigo ATTO Sementes Melhoramento, em Campo Grande.

direto ao ponto milheto atto sementes 1
Foto: Canal Rural Mato Grosso

“Foi uma questão que foi sendo pesquisada dentro das variedades de milheto, onde em Campo Grande é feito o cruzamento dos materiais. Tem mais de 4,5 mil híbridos de milheto sendo pesquisados. É o maior banco genético do Brasil de milheto e o segundo maior do mundo”, revela Amarildo.

O especialista revela que a pesquisa é feita tanto em materiais forrageiros como em materiais gramíneos.

“É para o produtor poder ter mais uma opção de rentabilidade e segurança na produção me questão de veranico, em questão de você não ter uma estabilidade de chuva no Brasil todo. Isso daí, cada dia que passa nós temos mais desafios”, salienta Amarildo.

+Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

+Confira outras entrevistas do Programa Direto ao Ponto em nossa playlist no YouTube

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.