Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de algodão buscam maior competitividade

No programa Direto ao Ponto, presidente de associação do setor diz que petróleo e fios sintéticos são maiores problemas do cotonicultor

Fonte: Canal Rural

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen, afirmou que a diminuição dos subsídios pagos pelo governo dos Estados Unidos aos cotonicultores norte-americanos não resolveu as distorções de preços da pluma em todo o mundo.

O produto brasileiro ainda sofre prejuízos, mesmo que menores. Em acordo feito no ano passado, o Brasil concordou em não questionar até 2018, na Organização Mundial do Comércio (OMC), a ajuda governamental americana dada aos agricultores de lá em troca de pagamento de US$ 300 milhões por eles para ajudar no desenvolvimento da cotonicultura nacional.

Em entrevista ao Direto ao Ponto, Jacobsen disse que atualmente o problema dos cotonicultores brasileiros não é o algodão produzido nos EUA com subsídio do governo, mas sim o petróleo e os fios sintéticos.

O presidente também comentou sobre a expectativa da redução de área plantada para esta safra entre 10% e 15%. O atraso no plantio de soja em estados como a Bahia impede o cultivo da pluma na segunda safra e por isso a produção também deve diminuir.

Sair da versão mobile