Mato Grosso

Programa Aplicador Legal registra cerca de 40 mil capacitados até agora, diz Sindiveg

Estimativas apontam que 2,5 milhões de pessoas no campo tenham que ser capacitada até dezembro de 2026

O Brasil conta com aproximadamente 2,5 milhões de pessoas no campo, entre produtores e colaboradores, a serem capacitadas em aplicação de defensivos agrícolas. A obrigatoriedade de uma certificação para tal atuação começa a valer em 31 de dezembro de 2026 e, conforme o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), cerca de 40 mil apenas buscaram a qualificação até o momento.

A criação de registros de aplicadores, com a obrigatoriedade de treinamento para os profissionais aplicadores em campo, é o tema do programa Direto ao Ponto desta semana, que conta com a participação da diretora executiva do Sindiveg, Eliane Hiratsuka Kay.

direto ao ponto sindiveg foto canal rural mato grosso
Foto: Canal Rural Mato Grosso

O Programa Aplicador Legal consta no Decreto Nº 10.833/2021, do Ministério da Agricultura e Pecuária, e visa capacitar e cadastrar produtores e trabalhadores rurais que manuseiam defensivos agrícolas no Brasil.

“Esse programa está muito focado nos pequenos e médios agricultores ou produtores rurais que não tiveram a oportunidade de serem qualificados. E, a ideia é dar uma qualificação uniforme e credenciá-los”, a diretora do Sindiveg.

Treinamento inicial conta com quatro módulos

Conforme Kay, após a publicação do decreto, o Ministério da Agricultura realizou consulta pública para definição do conteúdo programático a ser ministrado durante a capacitação. Inicialmente, são quatro módulos: EPI, primeiros socorros, tecnologias e aplicação e armazenagem.

direto ao ponto sindiveg foto canal rural mato grosso1
Foto: Canal Rural Mato Grosso

“Esses quatro módulos iniciais eles compõem o conteúdo básico deste treinamento para a qualificação. E, se o produtor rural ou aplicador for usar um equipamento costal, ele vai fazer o treinamento mais longo sobre a tecnologia que ele vai aplicar. Se ele vai fazer aplicação tratorizada, ele vai fazer um treinamento nessa tecnologia”.

Para a realização dos treinamentos, o Sindiveg conta com uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A diretora executiva do sindicato comenta que nos sites das duas entidades é possível ter acesso ao conteúdo dos quatro módulos, que incluem material básico e vídeo.

Ao final é realizado um teste, segundo Kay, para ver o nível de absorção de conhecimento do participante. “A partir de um determinado número de acertos você recebe um certificado. Esse ainda é a carteirinha da qualificação”, ressalta.

 

+Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

+Confira outras entrevistas do Programa Direto ao Ponto em nossa playlist no YouTube

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real