Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

Safra ainda está se desenhando no país, diz superintendente do Imea

País vem registrando regiões com clima seco e outras com excesso de chuva. Em Mato Grosso mais de 80% da área de soja foi plantada

A safra 2022/23 em Mato Grosso e no Brasil ainda está se desenhando. Algumas regiões contam ainda com chuvas irregulares, enquanto outras registram excesso, como é o caso do Paraná. Apesar disso, conforme o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, as perspectivas para o atual ciclo continuam positivas.

Em Mato Grosso mais de 80% da área havia sido semeada até o dia 27 de outubro. O estado deve cultivar 11,8 milhões de hectares somente com soja, um incremento de 3% em relação ao ciclo anterior, destaca o superintendente do Imea em entrevista ao programa Direto ao Ponto desta semana.

“No ano passado tivemos um incremento de 10%, um milhão de hectares quase”, lembra Gauer.

Conversão de área de pastagem em agricultura

Segundo ele, 99% do incremento registrado tanto na safra 2021/22 quanto na 2022/23 é em cima de área de conversão de pastagem em agricultura.

“Hoje, em Mato Grosso são 23 milhões de hectares de pastagem. Até o último ano estávamos falando em 14,2 milhões de hectares com potencial de serem convertidos com agricultura”.

Sul do Brasil preocupa na safra 2022/23

No que tange a produção agrícola brasileira na atual safra, em especial a soja, o superintendente do Imea pontua que há algumas preocupações com a região Sul.

“Há algumas preocupações com o Sul, até porque o clima vem apontando para um La Niña inativo. Apesar de não se ter uma noção de intensidade do que vai ocorrer, principalmente na virada do ano”.

 

+ Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile