Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estádio Mané Garrincha pode conquistar certificado ambiental

Novo espaço em Brasília (DF) é construído com material reciclado e terá sistema de captação de água e energia solarBrasília está prestes a ter o primeiro estádio sustentável do Brasil. Seguindo padrões ecologicamente corretos, o Mané Garricha pode receber, depois de pronto, o maior certificado ambiental do mundo, o leed platinum. Nesta quarta, dia 6, a Frente Parlamentar Ambientalista visitou o local e lançou o grupo de trabalho Sustentabilidade na Copa, que pretende acompanhar as obras dos estádios brasileiros.

Os materiais utilizados no Mané Garrincha são recicláveis ou reciclados. O cimento das arquibancadas, sobras da demolição do antigo estádio, foi reprocessado e utilizado na nova estrutura. Um revestimento na cobertura vai refletir os raios solares, reduzindo o calor e dispensando o uso de ar condicionado.

Depois de pronto, o local vai contar com um sistema de captação da água da chuva, que será usada para a limpeza do espaço e para a irrigação do gramado. Além disso, haverá transformação da energia solar em energia elétrica, com capacidade para abastecer o estádio e residências vizinhas.

– A gente vai ter uma grande economia de operação. Vamos deixar de gastar com energia, com água e, consequentemente, com menos dinheiro – explica o arquiteto Vicente de Castro Melo.

Atualmente, 60% das obras no Mané Garrincha está concluída. Ações parecidas estão sendo implantadas em outros Estados brasileiros.

– Não só como ex-jogador, mas como participante da Comissão do Esporte e Turismo, e, principalmente, como brasileiro, eu fico feliz em saber que esse estádio está bastante avançado e, realmente, posso dizer que terá condições de comportar uma fase de uma Copa do Mundo – afirma o deputado federal Romário (PSB-RJ).

Sair da versão mobile