Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fazendas de leite melhoram índices com auxílio da consultoria em gestão

Em alguns meses, a produção de uma propriedade pode aumentar em até 50%A consultoria em gestão e projeto está mudando a produtividade de algumas fazendas com produção leiteira em Minas Gerais. Em alguns meses, o proprietário da Fazenda da Gurita, Paulo Gontijo Álvares, com sede no município de Bom Despacho, teve um aumento na produção em mais de 46%. As mudanças surgiram após a implantação de novas técnicas e planejamentos, e a realização de algumas reduções e aproveitamentos.

Álvares procurou auxílio de especialistas em gestão para melhorar os índices da propriedade. O projeto feito foi baseado em uma nova divisão das áreas de pasto, seleção do número de vacas por pastejo e por talhão, número de lotes em produção, tamanho da saba de ordenha e outras instalações. Depois de definir o projeto, a prioridade passou a ser a otimização dos recursos da propriedade.

– Nós tínhamos dois retiros, 280 hectares, sete funcionários e produzíamos 1.500 litros de leite por dia. Então, desativamos um curral, reduzimos a área pela metade e alugamos 140 ha, ficamos só com 140 ha. Passamos a ter oito funcionários e um retiro. Deixamos de comprar ração pronta e passamos a produzi-la, comprando só os insumos e fazendo tudo aqui para redução de custo – descreve Paulo.

Com o mesmo plantel e um manejo diferente, o pasto foi melhor aproveitado e a fazenda passou a produzir 2.200 litros/dia. Depois do aumento na produção, o próximo passo do projeto foi investir – o que só foi possível através da receita adicional gerada no aluguel da outra área e do valor economizado na produção da ração, cerca de 20%.

Conforme o médico veterinário que atende a fazenda, o ponto de partida da reestruturação foi estipular a meta de produção de leite, que, neste caso, são 20 mil litros por ha/ano. A ideia é trabalhar com 400 vacas em lactação, e para isso são necessários 80 ha de pasto e 40 ha de cana.

– Primeiro atingimos 250 vacas em lactação e depois alcançamos as 400 vacas […] Faço uma evolução de rebanho, tenho uma previsão de quantos animais estarão em lactação em cada mês, faço uma meta da produção mensal e isso me dá um volume de leite diário, então a meta de leite nós controlamos desta maneira – indica o veterinário.

A gestão é o grande diferencial para a propriedade rural crescer em equilíbrio, tanto no aumento da produção e de rebanho, quanto nas finanças, e seguir em um caminho mais profissional. O veterinário também salienta que é fundamental começar por um planejamento bem feito, bem dimensionado, fazer a implantação com acompanhamento, atingindo metas e também premiando os funcionários quando esses atingem as metas por setor.

Sair da versão mobile