O frio esperado para a região Sul nos próximos dias pode atingir algumas áreas agrícolas. Em Cambará do Sul (RS), a geada pode afetar lavouras de milho que foram plantadas em dezembro. Em Ijuí, não há risco para geada, mas o frio pode afetar lavouras de hortifruti na região. O clima gelado é resultado de um ar polar que está na retaguarda da frente fria que avança sobre o Sul.
- Chuva dificulta embarque de soja até a próxima semana no Sul
- Nova frente fria vai derrubar temperaturas nos próximos dias; confira
De acordo com a previsão do tempo, nos próximos dias, a temperatura mais baixa será observada nas serras gaúcha e catarinense. Vai fazer frio e é esperado até 1 °C na serra catarinense, 5 °C nas áreas mais próximas ao Uruguai e 6 °C no noroeste gaúcho. Na sexta (1º), o frio aumenta um pouco mais na serra catarinense e o termômetro pode ir para 0 °C.
Apesar do frio, a massa de ar polar vai manter o tempo sem chuvas no Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e oeste do Paraná. Mas, mesmo com a presença do sol.
O frio não fica restrito ao Sul e avança para outras áreas do país, chegando até mesmo à região Norte. Com isso, a previsão do tempo chama a atenção para a primeira friagem do ano, com a mínima podendo alcançar 18 °C em Vilhena (RO).
Em relação à chuva, os maiores volumes ainda estão concentrados mais ao Norte do país, enquanto para o Sul é esperada uma redução nas precipitações.