O frio chegou mais cedo à parte do Brasil, principalmente ao Sul, como esperado desde o início do ano, de acordo com a Somar Meteorologia. Com pouco mais de duas semanas de outono, as temperaturas no Centro-Sul caíram drasticamente, devido a uma massa de ar polar que atingiu a região.
Na madrugada desta quinta-feira, 9, essa massa de ar frio deve atingir do Paraná ao Rio Grande do Sul, e nos próximos dias tende a avançar para o Sudeste. As pastagens do Sudeste ao Sul podem ser prejudicadas por conta das baixas temperaturas, alerta o meteorologista Willians Bini.
Milho segunda safra
A massa de ar frio atinge o centro-sul de Mato Grosso do Sul e o Paraná nos próximos cinco dias. Essas regiões devem ser prejudicadas, mas as temperaturas não são baixas a ponto de provocar geadas.
“O início da plantação deste ano foi mais tardio e isso pode ser um problema, porque a colheita será feita mais tarde, com risco de sofrer com essas massas de ar de origem polar”, comenta Bini.
- Previsão do tempo: Rio Grande do Sul registra primeira geada do ano
- Massa de ar seco avança mas ainda há chance de temporais; veja onde
Chuva prevista
- 9 a 13 de abril
As chuvas concentram-se nas regiões do central do Brasil, com altos acumulados no Norte. Esses grandes volumes podem ser prejudiciais para o algodão em desenvolvimento na Bahia e no Matopiba. O tempo fica firme de Mato Grosso do Sul ao Sul do Brasil.
- 14 a 18 de abril
As chuvas do Norte às áreas do Matopiba continuam com grandes acumulados e prejudicam algumas culturas das regiões. A chuva retorna ao Sul do país nesse período, sendo positiva para área que sofreu severa estiagem.
- 19 a 23 de abril
Chove no Centro-Sul do Brasil e os acumulados diminuem nas áreas do centro ao norte.