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Fruticultores usam marketing para incentivar a demanda do brasileiro

Melhorar a forma de consumo é um dos objetivos principais de institutoApesar de o Brasil ser o terceiro maior produtor mundial de frutas, com 41 milhões de toneladas, o consumo da população brasileira ainda é baixo se comparado com o de países desenvolvidos. Para mudar este cenário, o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) está desenvolvendo um plano de marketing para aumentar os níveis da demanda doméstica.

O presidente do Ibraf, Moacyr Saraiva, que esteve no programa Bom Dia Campo, do Canal Rural, na última quinta, dia 07, falou sobre o tema.

– Nós temos ótimos produtos no Brasil, apesar de com os anos o sabor das frutas ter sido alterado pela presença de agrotóxicos. Sabor e nutrição são fatores essenciais para que o plano de marketing seja efetivo, mas mais do que isso é preciso uma apresentação adequada para os diferentes estilos de vida para estimular as vendas – afirmou Saraiva, presidente do Ibraf.

Segundo Saraiva, 84% da população vive nos centros urbanos, por isso é necessário perceber sua necessidade na hora de oferecer frutas, de modo a incentivar o consumo de maneira mais assertiva e focada nas particularidades de cada público.

Na avaliação do presidente da entidade, um dos grandes entraves do marketing das frutas é convencer o cliente a pagar mais por um produto diferenciado. Ele cita a prática de comprar uma fruta grande inteira (melancia ou abacaxi, como exemplos), mesmo sabendo que ela não será consumida por completo, em vez de optar por produtos já cortados na medida certa para o cliente – mas que tendem a ser mais caras.

>> Assista à reportagem completa:

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