Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Governo monta estratégia para combater desperdício de alimentos

As recomendações finais foram propostas pelo Grupo de Trabalho (GT), criado no âmbito da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio do Mapa

O governo federal, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estabeleceu estratégias para o aperfeiçoamento de políticas públicas no combate às perdas e ao desperdício de alimentos.

+ Guerra e recessão global: quais os reflexos para a economia brasileira?

As recomendações finais foram propostas pelo Grupo de Trabalho (GT), criado no âmbito da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio do Mapa, cujas tarefas se iniciaram em setembro do ano passado.

Segundo nota do Mapa, o GT definiu recomendações, que foram separadas em cinco eixos temáticos: pesquisa, desenvolvimento, tecnologia & estatística; avaliação & monitoramento do ambiente regulatório; difusão de conceitos & comunicação; integração de políticas públicas; e integração internacional. São elas:

  • Pesquisa

O aperfeiçoamento e o incentivo à pesquisa e estatísticas nacionais relacionadas ao tema: perdas e desperdício de alimentos.

  • Tecnologia

O uso intensivo de tecnologias consagradas e novas tecnologias (como a irradiação) na busca pela preservação de alimentos e redução de perdas.

  • Banco de alimentos

O fortalecimento e ampliação de políticas públicas que reduzam perdas e desperdício como os bancos de alimentos junto às Centrais de Abastecimento (Ceasas) e programas como o Alimenta Brasil e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

  • Ajuste de normas

Revisão regulatória para aperfeiçoamento de normas que reduzam perdas e desperdício de alimentos.

  • Ações internacionais

O engajamento pleno do Brasil nos esforços internacionais para o enfrentamento do tema buscando atingir os objetivos da FAO/ ONU.

Contra o desperdício de alimentos

desperdicio de alimentos
Foto: Agência Brasil

Para o diretor de Programas da Secretaria-Executiva do Mapa e coordenador do GT, Luís Eduardo Rangel, o Brasil tem diversas iniciativas conectadas à redução de perdas e desperdício que envolvem desde o produtor até o consumidor final.

“Oferecermos soluções para produtores rurais, atacadistas, varejistas e consumidores” — Luís Eduardo Rangel

“Só nos resta coordenar de maneira eficiente as diversas ações, e assim oferecermos soluções para produtores rurais, atacadistas, varejistas e consumidores na busca por uma redução de desperdício”.

Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), estima-se que cerca de 30% dos alimentos produzidos no planeta sejam desperdiçados ou perdidos por ano, alcançando 1,3 bilhão de toneladas. Na América Latina, são cerca de 77 milhões de toneladas perdidas.

Sair da versão mobile