Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Helicópteros vão aplicar defensivo agrícola em SP

Agência Nacional de Aviação Civil aprovou o serviço, que chega prometendo mais rapidez e precisão

A Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, aprovou a primeira certificação de helicópteros para a aplicação de defensivos agrícolas no Brasil. Com isso, a partir deste mês, o serviço vai começar a ser oferecido no interior de São Paulo. E os helicópteros chegam às lavouras prometendo mais precisão e rapidez nas aplicações.

Em países como Estados Unidos, Chile e Austrália, cerca de 30% das aplicações de defensivos são feitas de helicóptero. A atividade não era regulamentada no Brasil, mas, depois de avaliações da Anac, uma empresa da cidade de Monte Mor, interior de são paulo, vai ter a autorização para aplicar produtos agrícolas a bordo de helicópteros no estado. 

“A inspeção tem como objetivo verificar a aderência às normas e leis que regem a atividade da aviação civil. A Anac olha basicamente a documentação, se a tripulação está ok, se a aeronave está regular”, diz João Paulo Hirae Gomes, inspetor de aviação civil da Anac.


 

“O principal objetivo é garantir a segurança, prezar pela segurança do tripulante e dos auxiliares de solo que estarão ali fazendo essas operações”, completa o também inspetor da Anac Fladnny Rangel de Albuquerque Gaya.

A certificação da empresa levou cerca de seis meses. “A certificação precisa de três requisitos básicos: a empresa deve ser dotada de uma aeronave, ter tripulante qualificado e cumprir os requisitos sobre os equipamentos que vão equipar a aeronave”, diz o advogado José Domingos Santos Neto.

Com a autorização, helicópteros comuns com equipamentos especiais acoplados podem ser alugados por agricultores de São Paulo.

Como esse tipo de aeronave tende a fazer a aplicação em menos tempo que um avião comum, Ramiro Leal, diretor executivo da empresa Climb Aircraft Division, afirma que o serviço pode se tornar uma alternativa a mais para o produtor reduzir custos: “Ele é mais rápido, mais preciso e, no final das contas, acaba saindo mais barato que qualquer outro tipo de aplicação”.

Maicon Santos de Souza é o único piloto de helicóptero no Brasil habilitado a operar aeronaves para manutenção agrícola. Com dez anos de experiência em voos rurais, ele diz que o uso do helicóptero vai levar mais segurança e versatilidade à agricultura brasileira.

“Você consegue chegar aonde o avião não chega. Se tiver uma área montanhosa, com o avião você vai ter mais dificuldade. Você consegue trabalhar em áreas específicas. No avião você precisa tratar uma área maior, acaba desperdiçando o produto e tempo”, diz Souza.

O uso do helicóptero acaba agilizando a aplicação dos defensivos agrícolas pela facilidade de pouso em lugares de difícil acesso como em um caminhão. Além de servir de pista móvel, o veículo é indispensável nos trabalhos porque armazena os defensivos e o combustível da aeronave.

“Nosso caminhão foi preparado pra isso, tem toda uma adaptação da estrutura. Só o helicóptero pesa uns 700 quilos. O caminhão é nosso apoio. Eu não preciso pousar num campo, não preciso ir para um aeroporto, um aeródromo. Eu posso pousar nele dentro da propriedade, do lado da lavoura”, diz o coordenador de operações Rafael Machado.

 

Sair da versão mobile