Você certamente já ouviu falar sobre impressoras 3D e sobre suas diversas funções. Com ela é possível imprimir objetos com largura, altura e profundidade. Mas inovando neste mercado, a startup estadunidense Cakewalk3D lançou nesta semana nos Estados Unidos um kit de impressão capaz de adaptar a maiorias das impressas para imprimir alimentos e até mesmo usam ingredientes para moldar o prato final.
Mas a mudança não fica só no formato, isso porque a Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu ingredientes para esse tipo de equipamento, para que as máquinas consigam executar pratos de alta complexidade e reduzir o desperdício. E se isso já é interessante em casas de pessoas comuns, o fato deve revolucionar a produção de alimentos nas indústrias.
É o caso da rede de alimentos KFC, famosa cadeia de fast food dos Estados Unidos, que está trabalhando com a startup russa Bioprinting Solutions criando “nuggets do futuro” impressos em 3D usando como matéria-prima células de frango cultivadas em laboratório. A partir disso, a cadeia fornecerá a cobertura e os temperos para fazer com que o sabor dos petiscos pareça o máximo possível com os tradicionais.