Diversos

Fetag solicita mais apoio a produtores afetados pela estiagem

Reunião realizada nesta quinta tratou da situação vivida por milhares de produtores do Rio Grande do Sul

Na tarde desta quinta-feira, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande de Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, participou de uma videoconferência com a ministra Tereza Cristina e parlamentares gaúchos. Na pauta, a estiagem que prejudica o Rio Grande do Sul foi discutida e a entidade apresentou 13 novos pedidos à ministra com ações que podem apoiar os produtores afetados.

Antes de apresentar as novas demandas, a Fetag expôs para a ministra a situação difícil em que estão milhares de produtores gaúchos. De acordo com a Defesa Civil do estado, 115 municípios já decretaram estado de emergência por conta da estiagem.

Em dezembro, o ministério já havia conseguido junto ao Conselho Monetário Nacional a criação de uma linha de crédito emergencial para que os produtores com perdas graves já pudessem fazer um replantio financiado dentro do zoneamento agrícola, mas, de acordo com o presidente da Fetag, nenhum banco está operando esse crédito.

Entre os pedidos da entidade está o de que este novo financiamento de custeio conte com o Proagro. Produtores estão receosos em contratar um novo crédito sem seguro. Além disso, a Fetag pede que seja feito um abate de 30% nas operações de custeio agropecuário, um aporte de R$ 700 milhões na linha Pronaf Mais Alimentos, correções de limite de comercialização nos programas de alimentação escolar e de aquisição de alimentos. De acordo com Joel Silva, na próxima semana a ministra deve se reunir novamente com as lideranças.